sábado, 2 de maio de 2009

Massada

Comentando a História n.o 09

Assunto:
  • Massada
  • Episódio da História de Israel
Massada - Israel - 2009

Massada era um Platô com água de duro acesso, localizado no país de Israel.

Apos a morte de Cristo, Massada se tornou um dos esconderijos dos Zelotes. Os Zelotes eram a resistência judaica ao governo Romano na região, naquela época. Um vila que calcula-se haviam cerca de 600 morados (homens e mulheres contados).

No tempo de Cristo houveram 3 Reis Herodes. Massada era um local geograficamente estratégico. De lá tinha-se uma vista panoramica de tudo. Invadir Massada era uma missão muito difícil. Quando estava no trono o 3.o Rei Herodes, ele também chegou a se refugiar em Massada numa casa de campo.

O governo Romano da epoca, tinha muito interesse em tomar Massada. Para isso ordenou que um exercito de 5.000 homens para a tarefa.

A tomada de Massada foi marcada na Historia por um detalhe não usado na época ainda. O exercito Romano construiu um Rampa. Um obra de engenharia para época para invasão, num prazo aproximadamente de 2 meses, com uma largura de 10 x 70 metros, comprimento 160 metros a uma altura indo de zero a 90 m.

Foram 2 meses de agonia, para os Zelotes, a medida que Rampa ficava pronta, cercados pelos Romanos, o fim estava certo.

Os Zelotes (a resistencia judaica) não queriam se render ao Exercito Romano. Eles sabiam que se rendesse se tornariam escravos. Por conta desse futuro certo, tomaram uma decisão dificil, numa combinação coletiva:
  • Cinco homens, matariam todos (homens, mulhere, crianças e bebes) à espada.
  • Depois 1 dos 5 matariam os 4.
  • Por fim este se suicidava.
Quando o Exercito Romano entrou em Massada, encontrou todos mortos.

Massada - Israel - 2009

Minha Opinião: Uma solução cruel, que se faz pensar até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário