terça-feira, 29 de setembro de 2009

A CIGARRA




Eu pretendo comentar sobre este inseto, por que tem duas curiosidades que a maioria das pessoas desconhecem. (Os meses de setembro e outubro, são os meses da cantoria dos mesmos.)





A Cigarra é um inseto que a maioria das pessoas conhecem. Tem um comprimento de 4 a 5 cm, e um som ensurdecedor, tem uma história que não é verdadeira, que ela canta até explodir.

A muito tempo atrás, através de um filme documentário eu fiquei sabendo destas duas curiosidades. Não acreditei no momento, precisei buscar mais informações em outras fontes.

A primeira curiosidade :


- Sobre o som destas cigarras: O som delas é proveniente do atrito ocasionado mediante a fricção das patas traseiras com o abdome. O som delas torna-se irritante quando este, for emitido por muitas cigarras ao mesmo tempo.


A segunda curiosidade :



- Sobre o tempo de vida deste inseto. ( 17 anos).



Vamos começar o ciclo de vida deste inseto: no momento da cantoria destas cigarras, somente os machos cantam e isso para atrair as fêmeas. As cigarras só tem aproximadamente 20 dias de vida fora da terra, nesse tempo os machos tem que atrair as fêmeas, acasalar-se e depois morrerem. Alguns dias depois as fêmeas após os acasalamentos botam os ovos nos galhos das árvores e morrem. Depois, nascem destes ovos larvinhas que descem para a terra que está em volta da árvore, e ficam debaixo da terra 17 anos, se alimentando de micro organismos. Após esse tempo estas larvas (lagartas) já adultas, sobem para fora da terra, então as mesmas poderiam topar com algum obstáculo, mas como elas sobem pelas raízes da tal árvore, ainda encontram uma saída, estas alcançam os galhos, transformando-se em cigarras e começa tudo de novo.


Minha Opinião = Há muitos sistemas de vidas dos animais que não sabemos, mas estamos tendo
oportunidade de aprender.

5 comentários:

  1. AS LARVAS, CHAMADAS NINFAS APÓS ECLODIREM EM DIREÇÃO A TERRA, PERMANECEM NO SUBSOLO POR CERCA DE 4 A 5 ANOS, ENTRE AS ESPECIES BRASILEIRAS.LÁ PASSAM SE ALIMENTANDO DA SEIVA PROVENIENTE DAS RAÍZES DA ÁRVORE HOSPEDEIRA

    ResponderExcluir
  2. vivendo e aprendendo,gostei da matéria mais uma para completar meu ciclo de sabedoria,parabéns

    ResponderExcluir
  3. As vezes temos que aprendet a ser como cigarras

    ResponderExcluir