sábado, 27 de março de 2010

Seg. Guerra Mundial. - O HOLOCAUSTO.

O Holocausto foi um acontecimento que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. (Diz a
história que morreram seis milhões de Judeus.)
Pretendo comentar de forma resumida, as informações deste assunto estão baseadas em meus
conhecimentos e na Enciclopédia WIKIPÉDIA.


Campos de Concetração de AUCHWITZ.


Campo de Concentração de TREBLINKA.

Durante a pesquisa deste assunto eu vi muitas fotos antigas, já tinha visto antes muita
vêzes mas ainda me chocam.
Os Campos de extermínio mais famosos eram o de Auschwitz e o de Treblinka, os dois estão
localizados na Polônia dominada pelos Alemães.

O Gueto de Varsóvia (Capital da Polônia.) foi o último reduto dos Judeus.

Minha Opinião = Apesar das evidências, ainda não consigo acreditar que o ser humano tenha
cometido tal acontecimento.
Próximo assunto = O dia "D".

quarta-feira, 24 de março de 2010

Seg. Guerra Mundial. - A FEB (Forças Expediocionárias Brasileiras.)

A FEB (Forças Expedicionária Brasileira.), pretendo comentar de forma resumida, as informações estão baseadas em meus conhecimentos e nas páginas 288 - 292 do 6º volume da Enciclopédia Barça.
Alguns episódios da Seg. Gurerra Mundial já estão no início do meu Blogue.


Soldados da FEB.

Os primeiros contigentes de soldados brasileiros foram enviados para Itália no início de 1 944, nesta época a Itália já tinha passado para o lado dos aliados, Mussolini já não mandava mais na Itália.
As forças Americana já havia desembacado na Itália sob o comando do General Mark Clark, a FEB foi para Itália para cooperar com as forças Americanas.

O Presidente no Brasil na época era o Getúlio Vargas.

A FEB esteve na Itália durante um ano, o Monte Castelo foi o principal objetivo  conquistado pela FEB.



Monumento aos Pracinhas tombados na Itália na cidade do Rio de Janeiro.  (1 960)


Pracinhas da FEB após a tomada do Monte  Castelo.

A FEB  encerrou suas atividades em 02-05-1 945 e retornou para o Brasil com os seguintes números:
- Foram enviados para Itália = 20 573 homens.
- Baixas nesta campanha = 430 soldados e 21 oficiais.

Minha Opinião = A campanha da FEB tem minha admiração.

Próximo assunto = O HOLOCAUSTO. (A morte dos Judeus na Seg. Guerra.)

domingo, 21 de março de 2010

Seg. Gerra Mundial. - A queda de MUSSOLINI.

MUSSOLINI era o Líder da Itália que vou comentar de forma resumida, as informações estarão baseadas nos meus conhecimentos, na Enciclopédia WIKIPÉDIA e nos livros de William L. Shirer.

MUSSOLINI - De 1 922 - 1 943 dominou a Itália.

FASCISMO = Se pronuncia Fachismo.

A queda de MUSSOLINI. = É o fim do poder de MUSSOLINI, que em 1 943 o seu poder chegou ao fim, e em abril de 1 945, USSOLINI foi executado.

Nome completo de Mussolini = Benito Mussolini.

Nascido em em 29-07-1 883, morreu em 28-04-1 945 por homens da resistência Italiana.

Fundador do Partido Fascista em 1 922.

No início em 1 922 tornou-se primeiro Ministro ao lado do Presidente da Itália Vitório III.

Em 1 933 após Hítler assumir o poder da Alemanha, que Mussolini tornou o seu amigo, antes de 1 939 formou os Países do Eixo, formados pela Alemanha, pelo Japão e pela Italia, o povo da Itália não estava muito de acordo com este Pacto.
Quando Mussolini ainda estava no poder, dominou os Países da LÍBIA e da ETIÓPIA.
Acabou ajudando este dois Países, pois eram muito pobres.

Em 1 943 Mussolini perdeu o poder, o Partido Fascista deixou de existir, a Itália mudou para o lado dos aliados. (Foi nesta época que os Pracinhas brasileiros foram para Itália através FEB.)

Após 1 943 Mussolini esteve preso, foi libertado por um grupo de Alemães, ainda fundou e dirigiu um pequeno País no norte da Itália chamado de Repóblica Social Itáliana.

MUSSOLINI de negro, após ser libertado por um grupo de Alemães.

MUSSOLINI foi morto por Partigiani (Resistência Italiana.)


Minha Opinião = Quando tiver o poder nas mãos, fazer alguma coisa para ajudar o povo e não por vaidade pessoal.

Próximo assunto = A FEB (Forças Expedicionárias Brasileiras.)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Seg. Guerra Mundial.- OPERAÇÃO BARBAROSSA.

Operação BARBAROSSA quer dizer =  Guerreiros no passado dos Barbas rochas.
Eu pretendo mostrar e comentar de forma resumida esta história, as informações estão baseados em meus conhecimentos, na Enciclopédia WIPÉDIA e nos livros de William L. Shairer.
A Invasão do Reich Alemão contra a União Soviética (A Rússia), ocorreram muitos acontecimentos, pretendo comentar os principais.



MOSCOU - Capital da Rússia.

Informações que se não sabem, os/as meus amigos/as devam saberem:
- De 1 918 - 1 991 = A Rússia era conhecida como União Soviética, (Sistema Comunista.)
- A Uníão Soviética em 1 956 era formada por 15 Países , sendo os principais o País da Geórgia + o País do Cazaquistão + o País da Ucrânia + o País da Belo Rússia + o País da Lituânia, o País da Letônia e o País da Estônia.

Hítler baseou no sucesso que obteve no domínio de alguns países da europa, no ataque relâmpago, Hítler planejou que a Invasão da Rússia estaria terminada antes do inverno rigoroso da Rússia em Novembro de     1 941, cerca 40 gráus abaixo de zero.

O INVERNO  RUSSO em Estalingrado.

O inverno da Rússia já era famoso, era considerado como o General Inverno Em 1 812 Napoleão Bonaparta abandonou a Rússia por causa deste inverno.)
 Mas houve um acontecimento que atrapalhou os planos de Hítler em relação a invasão da Rússia, este acontecimento foi que Mussolini (Líder do País da Itália.) pediu ajuda a Hítler, pois não estava conseguindo dominar a Grécia, e já fazia 2 mêses, Hítler deslocou tropas para ajudar o seu amigo, que causou um certo atraso na invasão da Rússia.(Com a ajuda das tropas Alemãs  a Grécia foi conquistada em uma semana.)

Quando falo de Hítler, também estou falando de todo o comando do Reich Alemão.
Hítler estava muito interessado nos petrólios da Rússia, também estava interessado em dominar a cidade de Moscou (Capital da Rússia.), dominar a cidade que na época era chamada de Leningrado, hoje conhecida como Petisburgo e também o domínio da cidade de Estalingrado.

No início desta operação, o exército alemão fez 500 mil prisioneiros, o povo da Rússia, que não concordava com o regime comunista chegaram até cooperar com os invasores, mas depois foi vendo as  verdadeiras intensões dos alemães.
Nos livros da Ascensão e queda do Terceiro Reich de William L. Shirer, tenho lido que Hítler enviou um milhão e duzentos mil soldados para esta operação, já na Enciclopédia WIKIPÉDIA eu li que Hítler enviou quatro milhões e quinhentos mil soldados para esta operação.

Segundo a história esta guerra envoleu muita gente, se travou muitas batalhas e houve muitas mortes.

A guerra na Rússia atravessou todo o ano de 1 942, e já no final desta invasão o Comadande de Campo Alemão chamado Paulus, de tanto ver os seus doldados passarem frio, ficarem doentes e serem mortos, pediu para Hítler a ordem para se render, nesta altura desta invasão já tinha morrido mais 700 mil soldados, mas a ordem de Hítler foi de lutar até o último homem, o Comandante Paulus acabou se rendendo e voltou para Alemanha, Hítler não queria aceitar a sua primeira e grande derrota, mas teve que engolir esta na marra.

Eu assisti um documentário do retorno destes soldados Alemães, me lembro que era uma coluna de gente de 30 metros de largura por um comprimento de muitos quilômetros, dos 500 mil soldados que iniciou o retorno,  somente 150 000 soldados chegaram vivos,  o restante morreram pelo caminho.

Minha Opinião = Não devemos saborear as nossas vaidades sobre o sofrimento do nosso semelhante.

Próximo Assunto =  A queda de MUSSOLINI.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Seg. Guerra Mundial - PEARL HARBOR.


PEARL  HARBOR - Base da Marinha Ameicana no Havai.

Dando continuidade na história da Seg. Guerra Mundial, pretendo mostrar e comentar sobre PEARL HABOR (Ataque dos Japoneses à uma base da Marinha Americana estacionada no Havai.)
Houve muitos acontecimentos em PEARL HABOR, mas pretendo comentar de forma resumida, as informações estão baseadas nos meus conhecimentos, na Enciclopédia WIKIPÉDIA e nos livros de William L. Shirer.(Assensão e queda do terceiro Reich.)

Pearl  Harbor quer dizer = Porto de Pérola.

Nesta época já se tinham feito um pacto entre os Países da Alemanha, da Itália e do Japão, conhecido como os Países do Eixo.
Da parte da Alemanha por interesse do REICH ALEMÃO, da parte da ITÁLIA somente por interesse de Mussolini (O povo italiano não era a favor da guerra.) e da parte do JAPÃO por interesse de poder aumentar o poderio Militar na região do Japão, poder contar com a ajuda dos Países do Eixo.

Interesses do Japão antes desta Invasão, a preparação japonesa para a Invasão de PEARL HABOR:
- Houve um Ultimato dos Estados Unidos ao Japão para abandonar uma certa região, caso contrario o Japão sofreria sanções econômicas.
- A preparação desta Invasão consistiu num treinamento de lançar Torpedos através de aviões em águas razas (Sistema nunca utilizados antes.). Também a utilizição de mini-submarinos em águas razas, os Japoneses treinaram com muito objetivo para a Invasão de PEARL  HARBOR.


YAMAMOTO - comandante da frota Japonesa.

Situação Americana antes de ocorrer esta Invasão, O comandante da defesa desta base, não deu ouvidos aos conselhos do serviço de Inteligência, que dizia ter traduzidos códicos de rádios em que, os militares Japoneses já estavam a caminho desta base, apesar de o Radar estar no começo de seu funcionamento, acusavam uma Invasão eminente, mas ainda o comadante da defesa desta base, não deu importância.
A causa da tranquilidade da defesa desta base, era que a localização desta base estava muito distante da maioria dos Países, principamete dos Países do Eixo, os americanos deveriam saber, que o Japão tinha a maior frota marinha na época.

A Frota da Marinha Japonesa era composta de 6 Porta-aviões, 441 Aviões, 16 Submarinos e 5 Mini-Submarinos e outras coisas a mais que eu não fiquei sabendo. Os Mini-Submainos podia ficar em águas razas, iguais as da Baia de PEARL  HABOR, dois navios importantes da Marinha Americana foram afundados pelos Torpedos dos Mini-Submarinos. Alguns dos Aviões foram treinados para lançar Torpedos do ar em águas razas, como as que tinha na Baia desta Base.




PEARL  HABOR senfo atacada

A destruição de PEARL  HABOR foi enorme, a tal invasão começou as oito horas da manhã do dia 7 de dezembro de 1 941 e pegou esta Base de surpresa.

Os representantes do Japão que estavam nos Estados Unidos, só entregaram os documentos que rompiam os seus relacionamentos, após o ataque surpresa.

Os Estados Unidos entrou oficialmente na Seg. Guerra Mundial neste dia, em 7 de dezembro de 1 941.

Minha Opinião = A confiança demais atrapalha as medidas de precausões.

Próximo Assunto = OPERAÇÃO BARBAROSSA. - Invasão da da Rússia.

terça-feira, 9 de março de 2010

Seg. Guerra Mundial - LINHA MAGINOT - Sistema de Defesa da FRANÇA.



A Linha MAGINOT. - Sistema de Defesa da França na Seg. Guerra Mundial.

A Linha Maginot era um Sistema de Defesa da França na fronteira com a Alemanha, já que esta Defesa foi um fiasco, em outras palavras esta Defesa custou muito caro e não adiantou nada, por isso pretendo mostrar e comentar sobre este assunto à todos/as os meus amigos/as, de forma resumida, as informações estão baseadas nos meus conhecimentos, na Enciclopédia WIKIPÉDIA e nos Livros de William L. Shairer.

Na Primeira Guerra Mundial, a guerra era baseada em trincheiras (Uma espécie de valetas de cada lado que pelas quais os soldados atiravam e se protegiam.), a Primeira Gerra Mundial terminou assim, neste tempo já se conheciam os aviões, mas estes ainda  não eram usados na Primeira Guerra como na Segunda Guerra.

Assim que terminou a Primeira Guerra Mundial em 1 918, a França fez uma Linha de Defesa (A Linha Maginot) ao longo da fronteira da Alemanha, desde de a Bégica até a Suissa, cerca de 500 quilômetros.
A França acreditava que com esta linha estava protegida da Alemanha.

A Linha Maginot consistia num túnel com grande extensão, tinha muitas casamatas ao longo deste túnel, túnel este que deveria ser usado para transportar Soldados, munições e armas, esta linha de Defesa custou muito caro.

Os Alemães invadiram a França em junho de 1 940, sem dar bola para a Linha Maginot, utilisou aviões que passaram por cima da tal Linha, para transportar Soldados paraquedistas, os equipamentos mais pesados passaram pela Bélgica, País este que já estava dominado pela Alemanha.



Aviões STUKA dos Alemães utilizados na Seg. Gerra Mundial.
A França gastou muito dinheiro para construir a Linha Maginot, e na hora que mais precisou dela, esta não pode ajudar em nada.

As tecnologias que se já tinha, quando iniciou a Segunda Guerra Mundial, fez a diferença.

Minha Opinião = Quando fizer algum projeto, pensar nas possibilidades futuras.

Próximo Assunto = PEARL  HARBOR.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Segunda Guerra Mundial - INVASÃO da POLÔNIA,



POLÔNIA

Estarei mostrando e comentando sobre a Segunda Guerra Mundial, hoje estarei mostrando e comentando sobre a Invasão da Polônia de forma resumida, a maior parte das informações estão baseadas em meus conhecimentos,  na Enciclopédia WIPÉDIA e nos livros de William L.Shirer.

O início da Segunda Guerra Mundial ocorreu em primeiro de Setembro de 1 939, com a invasão da Polônia.
A Alemanha (Hitler) já havia anexados à Alemanha a Áustria e a Tchecoslováquia.

Nomes que vão aparecer durante este, e os próximos comentários:
- Fuhrer = Hitler = Chefe maior.
- Vehmacht = Exército Alemão.
- Panzer = Tanque.
- Reich = Governo Alemão.
- Suástica = Bandeira Nazista.
- Partido Nazista = Era um apelido do Patido Social Nacionalista da Alemanha.

Iínicio da INVASÃO da POLÔNIA.
Soldados Alemães derrubado uma Cancela na fronteira com a Polônia.

Esta época havia um Pacto Nazi-Soviético (Pacto que durou pouco tempo.), entre a Alemanha e a Rússia,
a Rússia entrou com exécito de  800 mil soldados, na Invasão da Polônia (Não precisava tanto.) do lado Leste da Polônia, (Segundo a minha opinião foi uma covardia a invasão da Polônia.) a Rússia tinha um determinado interesse nas fatias deste Bolo ou seja participar da divisão do território Polonês.

Comparação das forças militares, entre a Alemanha e a Polônia.
Formação de uma Divisão. (A Alemanha enviou 37 Divisões na Invasão.)
Do lado da Alemanha uma Divisã era formada por:
- 5 375 Cavalos.
- 938 Veiculos motorizados.
- 530 Motos.

Do lado Polonês uma Divisão era formada por: (Foi usadas 39 Divisões na defesa da Polônia.)
- 6 937 Cavalos.
- 76 Veiculos motorizados.

Quantidades de Soldados do lado da Alemanha. = 1 516 000 + 800 000 da Rússia. (Durante a Invasão.)
Quantidades de Soldados do lado da Polônia. = 950 000. (Usados para a defesa da Polônia.)
Quantidades de Tanques do lado da Alemanha = 2 511.
Quantidades de Tanques do lado da Polônia = 615.

Quando o Exército Alemão dominava um País entrava quase automaticamente, um sistema do Reich Alemão, em mandar os Sodados da SS, para fazer o serviço sujo ( Executar as autoridades, separar os Judeus para enviar aos campos de Concentração.)
Demorou apenas 40 dias, para o Exército Alemão dominar a Polônia.
A Polônia só ficou livre do soldados Alemães no final da Segunda Guerra Mundial, em Maio de1 945.

A Polônia tornou uma extenção do território Alemão.
Estarei citando alguns acontecimentos da Plônia, que talves os/as meus amigo/as já ouviram falar:
- O CORREDOR  POLONÊS, que se tratava de um ataque do exército alemão e do exército Soviético, ficando o exército da Polônia no meio de dois fogos, recebendo ataques dos dois lados. Também é uma brincadeira de criança  em judiar de uma outra criança ao passar por este Corredor Polonês, brincadeira esta que atingiu todo o mundo. o tal Corredor Polonês consistia uma formação de pessoas, formando um corredor no qual passava no meio a pessoa ou uma criança que deveria ser castigada através por muitos tapas.
Campo de Cocentração de AUSCHWITZ.


- OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO de TREBINCA e  AUSCHIVIT, aconselho os/as meus amigos/as assistirem o filme da Lista de Schindler. (Quando os nazistas dominavam um determinado País o Exército da SS mandavam os Judeus, transportados como gado em trem de carregar gado, para os campos de concentração acima citados.)

- O GUETO de VARSÓVIA. Varsóvia era e ainda é a Capital da Polônia, o Gueto de Varsóvia foi um dos últimos redutos da resistência dos Judeus.


Soldados Nazistas predendo Judeus no GUETO  de  VARSÓVIA. 

Ainda gostaria de citar um acontecimento que ocoreu um dia antes da invasão, o governo Nazista simulou um ataque dos Poloneses, irradiou por toda Alemanha este ataque falso, para poder justificar diante do povo Alemão, a invasão que iria acontecer em seguida.

O Governo Polonês e a sua Marinha buscou se refúgio na Inglaterra, antes do domínio dos Alemães.

Muitos Pilotos Poloneses foram também para a Inglaterra (RAF), muito contribuiu durante toda a Segunda Guerra Mundial a favor dos aliados.

Após a ivasão da Alemanha contra a Polônia, a Inglaterra e a França declararam Guerra contra a Alemanha.

Minha Opinião = Esta invasão contra a Polônia ocorreu porque, esta decisão estava nas cabeças de algumas pessoas, não acredito que o povo Alemão apoiaria tal invasão.

Próximo Assunto = A linha MAGINOT.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Sobre a SEG. GUERRA MUNDIAL - Olimpíada de Berlim-1936.




Estou Voltando ao comentário da História, de agora em diante, por um bom tempo estarei
comentando sobre a Segunda Guerra Mundial, não que eu gosto da guerra, mas de uma forma
indiferente e resumida, pretendo mostrar um pouco do que aconteceu durante Segunda Guera
Mudial.

A Segunda Guerra Mundial ceifou 80 milhões de vidas.

As principais causas que fez ocorrer a Segunda Guerra Mundial:
- O Povo alemão não queria esta guerra, mas a idéia da guerra estava na cabeça de Hitler.
- Hitler estava convalescendo num hospital, por ter inspirado Gás de Mostada durante as batalhas
da Primeira Guerra Mundial, a notícia da rendição da Alemanha o pegou de surpresa.
- A forma que terminou a Primeira Guerra Mudial, na cabeça de Hitler, causou a Segunda
Guerra Mundial.
- Após a Primeira Guerra, a Alemanha teve e pagar dívidas de Guerra conforme o tratado de
Versailhes, mas parou de pagar quando Hitler assumiu o poder na Alemanha em 1 933.


Já que a Olimpíada de Berlim-1936, ocorreu um pouco antes da Segunda Guerra Mundial, teve
também uma inluência Nazista, gostaria de comentar um acontecido vergonhoso contra os negros.
O quadro de medalhas ficou assim :- Em primeiro lugar a Alemanha, em segundo lugar o Estados
Unidos e em terceiro Lugar a Hungria.

O acontecido sobre os negros foi quando os atletas negros Norte Americanos conseguiram ganhar
medalhas de Ouro, e entre eles estava Jesse Owens que ganhou 4 medalhas de Ouro.
Diz a historia que Hitler deixou o Estádio só para não presenciar a homenagem aos negros.


 O Atleta da  Olimpíada de Berlim-1936 - JESSE  OWENS. 

 Na Olimpíada de Los Angeles- 1986, foi a neta deste negro que acendeu a Pira Olímpica.

Já que estamos comentando sobre a Olimpiada de Berlim-1936, Quero aproveitar esta ocasião
para prestar uma Homenagem a atleta Alemã MARGARET BERGMANN, esta atleta havia conseguido,
antes desta Olimpíada bater um record sobre o salto em altura (1,60m), O governo Nazista
mandou um comunicado muito injusto, que esta atleta não participaria nesta Olimpíada, MARGARET BERGMANN, o seu record foi reconhecido recentemente, quando esta atleta alcançou 95 anos.




A Atleta Alemã da Olimpíada de Berlim-1936 - MARGARET  BERGMANN.
Com 95 anos. 


Minha Opinião = Os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial não podem serem repetidos.


Próximo Assunto = Sbre o início da Segunda Guerra Mundial. (Invasão da Polônia em 01-09-1939)