Eu vou comentar esta matéria, porque que eu sinto que este material será muito útil aos meus
amigos. Eu chamo de problema da atualidade.
No momento sou aposentado, mas no passado já analisei muitos currículuns, e fiz muitas entrevistas, gostaria de dar uma sugestão como montar um currículum e preparar o/a amigo/a se comportar diante de uma entrevista.
- Fazer o seu currículum caber numa página.
- Citar o nome completo em letra maiúscula e em negrito.
- Dar um pequeno espaço. (Deixar uma linha em branco.) --- - - Colocar em letras maiúsculas a sua àrea de trabalho.
- Deixar uma linha em branco.
- Colocar sua idade e Nº da sua Entidade.
- Colocar seu endereço completo.
- Colocar todos telefones que puder, mas o que caber dentro de uma linha.
- Dar espaço de novo.
- Citar a sua escolaridade sem precisar escrever o nome da Escola, se estiver citando algum curso Superior escrever o nome e o tempo do curso.
- Citar também os outros cursos, e faça caber no máximo em duas Linhas,
- Dar mais um espaço.
- Citar em negrito e em letras maiúsculas EXPERIÊNCIAS ADIQUIRIDAS.
- Colocar as quatros principais experiências, uma em cada linha.
- Dar mais um espaço.
- Citar o Nome da Última ou a Empresa Atual, escrevendo o tempo (Não precisa citar o ano,),
a atividade principal.
- Citar a Penúltima Empresa ou a Última quando for citado a Empresa Atual.
- Colocar apenas duas últimas Empresas principais.
- Dar mais um espaço.
- Citar que Pretenção Salarial será a combinar.
- Dar um espaço grande.
Colocar o seu nome em negrito para encerrar.
Formatar o seu curriculum de tal forma para caber num Formato A-4, se necessário usar os espaços de dentro, para uma boa formatação.
Infelismente o seu curriculum para no setor de R. H. e não é avaliado no setor interessado.
Além de um bom currículum, depender de uma boa INDICAÇÃO. (Referência Pessoal.)
Segue orientações e um exemplo de currículum para os jovens conseguir o seu primeiro emprego.
Antigamente as Empresas tinha um Dpto do CPD, que cuidava de qualquer assunto ligado à Informática, mas nos dias de hoje, cada funcionário deve saber manusear um micro Computador. Então eu aconselho os/as jovens aprender manusear um Computador ( aprender como
abrir e fechar um micro, saber digitar no Word, fazer tabelas no Excel, Etc), antes de enviar o seu curriculum.
As Empresas não valorisam muito os/as jovens pela falta de experiências, então temos que valorisar mais a Escolaridade (1º e 2º Gráu + curso Superior se tiver), outros cursos profissionais.
Exemplo de um Currículum para o primeiro emprego:
- Fazer o seu Currículum caber numa página.
- Colocar o seu nome completo em Letras maiúsculas e em negrito.
- Dar pequeno espaço.
- Citar o Nº da Identidade.
- Colocar o seu endereço completo.
- Citar todos os telefones possívei.
- Citar sua área de trabalho em Letras maiúsculas.
- Dar outro espaço. (Uma linha em branco.)
- Colocar a sua Escolaridade sem citar os dados das escolas em questão, mas se estiver cursando algum curso Superior, então citar o nome da Escola, o nome do curso, e o tempo já cursado. (Não usar mais de 3 linhas.)
- Citar também os outros cursos. (Não usar mais de 2 linhas.)
- Dar um outro pequeno espaço.
- Citar alguma experiência se tiver.
- Dar um pequeno espaço.
- Colocar Pretensão Salarial à combinar.
- Dar mais um pequeno espaço.
- Encerrar seu currículum citando o seu nome em negrito.
DICAS PARA UMA ESTREVISTA DE EMPREGO:
(Para as pessoas que estão procurando o primeiro Emprego, e outros.)
Para o sexo masculino ou femenino.
- Falar o mínimo possivel.
- Não falar mal da última Empresa.
- Falar sempre a verdade.
- Estar sempre assiado.
Para o sexo masculino.
- Evitar brincos, Pilsens, cabelos longos ou alguma tatuagem.
- Evitar colônias ou perfumes fortes.
- Não se apresentar con Tênis, Bermudas ou Gravatas.
Para o sexo Femenino:
- Evitar brincos muito grandes, Pilsens e Tatuagens.
- Evitar perfumes muitos fortes.
- Evitar as mini-saias.
Se as pessoas seguir os conselhos acima, serão muito beneficiadas.
Minha Opinião = Sempre estará em tempo, de melhorar a situação atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário