quinta-feira, 18 de março de 2010

Seg. Guerra Mundial.- OPERAÇÃO BARBAROSSA.

Operação BARBAROSSA quer dizer =  Guerreiros no passado dos Barbas rochas.
Eu pretendo mostrar e comentar de forma resumida esta história, as informações estão baseados em meus conhecimentos, na Enciclopédia WIPÉDIA e nos livros de William L. Shairer.
A Invasão do Reich Alemão contra a União Soviética (A Rússia), ocorreram muitos acontecimentos, pretendo comentar os principais.



MOSCOU - Capital da Rússia.

Informações que se não sabem, os/as meus amigos/as devam saberem:
- De 1 918 - 1 991 = A Rússia era conhecida como União Soviética, (Sistema Comunista.)
- A Uníão Soviética em 1 956 era formada por 15 Países , sendo os principais o País da Geórgia + o País do Cazaquistão + o País da Ucrânia + o País da Belo Rússia + o País da Lituânia, o País da Letônia e o País da Estônia.

Hítler baseou no sucesso que obteve no domínio de alguns países da europa, no ataque relâmpago, Hítler planejou que a Invasão da Rússia estaria terminada antes do inverno rigoroso da Rússia em Novembro de     1 941, cerca 40 gráus abaixo de zero.

O INVERNO  RUSSO em Estalingrado.

O inverno da Rússia já era famoso, era considerado como o General Inverno Em 1 812 Napoleão Bonaparta abandonou a Rússia por causa deste inverno.)
 Mas houve um acontecimento que atrapalhou os planos de Hítler em relação a invasão da Rússia, este acontecimento foi que Mussolini (Líder do País da Itália.) pediu ajuda a Hítler, pois não estava conseguindo dominar a Grécia, e já fazia 2 mêses, Hítler deslocou tropas para ajudar o seu amigo, que causou um certo atraso na invasão da Rússia.(Com a ajuda das tropas Alemãs  a Grécia foi conquistada em uma semana.)

Quando falo de Hítler, também estou falando de todo o comando do Reich Alemão.
Hítler estava muito interessado nos petrólios da Rússia, também estava interessado em dominar a cidade de Moscou (Capital da Rússia.), dominar a cidade que na época era chamada de Leningrado, hoje conhecida como Petisburgo e também o domínio da cidade de Estalingrado.

No início desta operação, o exército alemão fez 500 mil prisioneiros, o povo da Rússia, que não concordava com o regime comunista chegaram até cooperar com os invasores, mas depois foi vendo as  verdadeiras intensões dos alemães.
Nos livros da Ascensão e queda do Terceiro Reich de William L. Shirer, tenho lido que Hítler enviou um milhão e duzentos mil soldados para esta operação, já na Enciclopédia WIKIPÉDIA eu li que Hítler enviou quatro milhões e quinhentos mil soldados para esta operação.

Segundo a história esta guerra envoleu muita gente, se travou muitas batalhas e houve muitas mortes.

A guerra na Rússia atravessou todo o ano de 1 942, e já no final desta invasão o Comadande de Campo Alemão chamado Paulus, de tanto ver os seus doldados passarem frio, ficarem doentes e serem mortos, pediu para Hítler a ordem para se render, nesta altura desta invasão já tinha morrido mais 700 mil soldados, mas a ordem de Hítler foi de lutar até o último homem, o Comandante Paulus acabou se rendendo e voltou para Alemanha, Hítler não queria aceitar a sua primeira e grande derrota, mas teve que engolir esta na marra.

Eu assisti um documentário do retorno destes soldados Alemães, me lembro que era uma coluna de gente de 30 metros de largura por um comprimento de muitos quilômetros, dos 500 mil soldados que iniciou o retorno,  somente 150 000 soldados chegaram vivos,  o restante morreram pelo caminho.

Minha Opinião = Não devemos saborear as nossas vaidades sobre o sofrimento do nosso semelhante.

Próximo Assunto =  A queda de MUSSOLINI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário