quinta-feira, 15 de abril de 2010

O navio TITANIC.


                                                                  O Navio TITANIC.


Apesar de já ter mostrado e comentado sobre o Titanic lá atrás, por se tratar de um assunto muito interessante, pretendo mostrar e comentar novamente de forma resumida, as informações deste assunto estao baseados nos meus conhecimentos e na Enciclopédia WIKIPÉDIA.

O Titanic tinha um comprimento de 269 m, uma largura de 28 m, pesava cerca de 46 328 Toneladas, a sua velocidade cruzeiro era 23 nós (43 km/h).
O Titanic foi construido nos Estaleiros das Empresas Harland e Wolf na cidade de Belfast-Irlanda do Norte.
O Titanic tinha 4 chaminés com uma altura de 19m cada uma, tinha uma capacidade de carregar 48 Botes Salva-Vidas que daria para salvar todos os passageiros e o pessoal da tripulação, mas infelizmente so carrega 16 Botes Salva-Vidas nesta fatídica viagem, 16 Barcos Salva-Vidas só pode salvar 52% das Pessoas.
O Titanic fazia sua viagem inaugural de uma cidade da Inglaterra chamada Southampton à cidade de Nova York-Usa, O Titanic carregava 2 648 Passageiros e 889 Tripulante, tinha capacidade de levar mais Passageiros. O comandante desta viagem chamava-se Smith.

O Navio Titanic chegou de ser chamado de "Inafundavel", entre o povo dizia que, nem Deus podia afundá-lo, pois foi construido com câmaras de aproxmadamente 750 metros cubitos, poderia encher de água 4 câmaras que ainda não podia afunda-lo.(Quando afundou havia enchido 6 câmaras.)

Principal motivo que levou ao afundamento do Titanic.

Motivo "A" - É que a maioria das pessoas pensam = O choque com um iceberg (Uma montanha de gelo flutuando no mar.)

Motivo "B" -  Por causa do excesso do Enxofre "S" no revestimento deste navio.
No ano de 1 990, eu assisti um documentario na televisão que esplicou esta situação, que vou esplicar agora, na composição química das chapas que revestia este navio, (Estas chapas eram de aço, com espessura de 2,5cm x largura de 3m x comprimento de 10m, rebitadas na estrutura deste navio.), não se conhecia tecnologia para retirar o excesso de Enxofre durante a fabricação das chapas nos anos de 1906-1 908, referente as chapas acima citadas.

Hoje em dia se sabe que é preciso retirar o excesso de Enxofre do aço para que ele torne maleável, as chapas que estavam no Titanic estavam com excesso de Enchofre. O Navio Titanic foi batizado em 31-03-   1 912, no Porto de Liverpool., chocou-se com o iceberg as 22:30hs do dia 14-04-1 912 e afundou 2 horas depois.

Se a chapas de aço que revestia o Titanic tivesse uma composição química com a tecnologia de hoje, teria apenas deformadas e não estrilaçadas como um vidro que acabou enchendo de águas mais de 4 câmaras, o excesso de Enxofre deichava que estas chapas de aço ficasse quebradissa, como um vidro.

Só se salvou cerca de 700 pessoas nos Botes Salva-Vidas que o Titanic carregava, foi dado preferência para as crianças e mulheres para entrar nos tais Botes.(Morreu cerca de 1 520 pessoas.)

Ocorreu muitos acontecimentos nas últimas duas horas, mas estou comentando de forma resumida.

Minha Opinião = Precisamos prever todos tipos de acidentes em qualquer Projeto.

Próximo Assunto = O PAÍS DO IRÃ..

3 comentários:

  1. Oi, pai. Desta vez cheguei antes da Pri. O Titanic é uma tragédia, onde Deus foi e quebrou o orgulho do homem. Um abraço. Cristine.

    ResponderExcluir
  2. Oi pai, que história triste né, mas é um grande ensinamento pra toda humanidade, valeu a pena ter revisto o tema, o Davizinho ainda não sabe nada destas coisas , o Sr. vai ter muito o que contar , beijos

    ResponderExcluir
  3. Titanic, um naufrágio que poderia ter sido evitado.

    ResponderExcluir