sexta-feira, 2 de abril de 2010

Segunda Guerra Mundial. - O DIA "D"

O dia "D" é o início do fim da Seg. Guerra Mundial, que ocorreu em junho de 1 944, Pretendo mostrar e comentar este assunto de forma resumida, as informações estao baseados em meus conhecimentos e na Enciclopédia WIKIPÉDIA.

O desembarque da operação do dia "D" na  Normandia.




O dia D é mais um episócio da Seg. Guerra, trata de um acordo dos aliados, para terminar a guerra, partindo da Inglaterra e desembarcar na praia da Normandia na França ainda dominada pelos Alemães.

O General Americano Eisenhower (Foi presidente dos Estados Unidos em 1 956.), comandou esta operação.

O alto comando Alemão já sabia desta invasao, mas não sabia onde deveria ser o desembarque desta operação, os aliados fez movimentação de tropas no ponto mais estreito do Canal da Mancha, no Passo de Calais para enganar os alemais, que o desembarque ocorreria ali, conseguiu engana-los e o desembarque ocorreu na Praia da Normandia que fica na costa da França.

O sistema de defesa Alemão mantinha casamatas ao longo das praias da costa Francesa, inclusive na praia da Normandia onde ocorreu o desembarque da operaçao do dia "D".

Houve uma verdadeira carnificina neste desembarque, o filme "A procura do soldado Raia." retrata bem esta situação.

A operação do dia "D" ocorreu as seis horas da manhã do dia 6 de junho de 1 944, os aliados enviou de aviões na frente os bombadeios e depois os tropas de soldados paraquedistas, desembarcou na praia da Normandia a maioria das tropas de Infataria, soldados de muitos paises participaram desta operação, também muitos soldados perderam as suas vidas nesta operação.

Eu tive a oportunidade de ver um documentario verdadeiro desta operação, mais de mil aviões atravessaram o canal da Mancha em direção da França.

Os aliados demorou para iniciar a operação do dia "D", esta operação libertou a França dos Alemães.

Minha Opinião = Ainda que seja tarde, sempre vale a pena iniciar uma providência para melhorar as coisas.

Próximo Assunto = O FIM DA SEG. GUERRA MUNDIAL.

2 comentários: