sábado, 12 de junho de 2010

A Pedra de ROSETA.

Hoje pretendo mostrar e Comentar sobre a Pedra de Roseta de forma resumida, as informações de assunto estão baseadas nos mueus conhecimentos e na Enciclopédia WIKIPÉDIA.
A Pedra de ROSETA.
(Esta Pedra continha um decreto de Ptolomeu escrito em 3 Idiomas, na Língua Hierogrífica, na língua Demótica e na Língua Grega.)

O assunto da Pedra de Roseta, poderá ser muito útil aos meus amigos/as como Pesquisa Escolar.
A Pedra de Rooseta é um assunto muito importante na historia, pois até o ano de 1 821 o mundo nao conseguia decifrar o Alfebeto dos Egípcios, por ser de  desenho de animais, números, etç.
O alfabeto dos Egípcios consistia na Língua Hierogrífica falada e escrita pelos Sacerdotes e Nobres da época e a Língua Demótica falada e escrita pelo Povão e no comércio.

A história da Pedra de Roseta consistia no seguinte:
Em 1 802, foi quando um dos soldados de Napoleão encontrou a tal Pedra em uma pequena cidade cidade do Egito chamada Roseta. e entregou aos seus superiores. Esta Pedra de Basalto tinha aproxidamente 3,5 cm de Espessura x 40 cm de Largura x 70 cm de comprimento, continha na tal Pedra um decreto de Ptomeu IV escrito em três idiomas, no idioma Hirogrífico e no idioma Demótica dos Egípcios e em Grego.
Esta Pedra está exposta num Museo em Londres.

A Pefra de Roseta foi entregue a um Francês chamado Champolion, que somente em 1 821 revelou ao mundo a interpletação do idioma dos Egípcios.

Toda vez que alguém conseguia abrir um Sarcógafo de algum Faraó, tinha uma certa dificultade para interpletar o que la estava escrito, pois estava escrito na língua Hierogrífica e Demótica dos Egípcios.
Mas através da Pedra de Roseta se resolveu este problema.

Sobre Ptolomeu: - Quando Alexandre o Grande morreu no ano de 300 a.C., a sua liderança Militar passou para 4 Generais, que entre eles estava Ptolomeu, que comandou o Egito tornando o Primeiro Faraó da dinasita dos Ptolomeus, na Clópata doi numa de suas decendentes

Minha Opinião  = Em 1 821 "A PEDRA de ROSETA" abriu um amplo conhecimento das linguas Egípcias.

Próximo assunto = Sobre a nascente do RIO NILO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário