sábado, 17 de outubro de 2009

IMPÉRIO PERSA.

Comentário de forma reduzida, este assunto será muito interessante aos estudantes e aos Evangélicos.
Gostaria de esclarecer, que o profeta Daniel da Bíblia interpretou a estátua de Nabucodonosor, que a cabeça de ouro da estátua representava o Império Babilônico, o peito e os Braços de Prata, da cintura até os joelhos de Bronze e as pernas e pés de Ferro e Barro, representado como reinos inferiores da Babilônia. Mas história mostrou mais tarde que a cabeça de ouro representou o reino da Babilônia, o peito e os braços de prata representou o reino da Persia, da cintura até os joelhos de bronze representou o Reino da Grécia, as pernas e os pés de barro e ferro representou o Império Romano.
O reino da Pérsia não começou como uma civilização em 6 000 anos A.C., mas como um pequeno povo, originário das tribos da Ásia Central chamado Indo-Europeu, que ocupava a região do atual planalto do Irã.


Mapa do Império da Pérsia.



No século VIII A. C. Já como uma civilização, estavam organizada em Medos ao sul do mar Càspio e aos Persas à leste do Golfo Pérsico.

O rei Ciro I.

A primeira dinastia dos Persas se chamava Arquemênida, sendo o primeiro rei, foi rei Ciro I, que
conquistou o segundo Império Babilônico comandado pelo rei Nabucodonosor citado na Bíblia e em 539 A. C.

Temos um outro episódio citado na Biblia. Que Neemias foi um copeiro do re Ciro I, Neemias como judeu ficou sabendo que cidade de Jerusalém tinha sido destruida e os moradores que lá ficaram estavam numa situação que fazia dó. Neemias ficou sabendo destas notícias atraves de judeus, que tinha vindo de Jeruzalém. ( O rei Nabucodonosor tinha destruido Jeruzalém e saqueado os vasos de Ouro do Templo). Jeruzalém ainda era considerada uma cidade sagrada.

Nesta época Jeruzalém estava na responsabilidade do Império Persas.

Ciro I conquistou as colônias gregas que estavam na Ásia Menor. (Hoje esta região pertence a Turquia).
Ciro I era hábil, em fazer alianças com as elites dos povos conquistados.

Ciro I morreu no ano 529 A. C., foi sucedido por seu filho Cambises que reinou de 529 à 522 A. C.

Cambises chegou conquistar o Egito na batalha de Pelusa.

Cambises morreu sem deixar um filho herdeiro. Então outro membro da família assumio o poder, e este era o rei Dário I, este rei não era o rei Dário citado na Bíblia.

O rei Dário I da Pérsia reinou de 512 à 484 A. C., este rei fez uma boa administração, êle organizou seu Império em vinte Províncias, que cada Província tinha um Sátrapa (Um Governador.), que mandava os impostos ao rei Dário I.





Cidade de Susã.

O rei Dário I organizou um sistema de correio em todas as Províncias, organizou também um correio na estrada real que tinha distância de 2 400 kilômetros que ligava a cidae de Tarsis à cidade de Susã (capital do Império Persa.), a tal estrada tinha a cada 100 km um posto de troca de cavalos, Dário I mantinha diversas patrulhas de segurança.

O historiador grego Heródoto elogiou o correio Persa em um de seus livros.

Dário I morreu numa batalha contra os gregos e foi sucedido por seu filho Xerxes I.

Xerxes I reinou de 481à 465 A. C., não foi um bom administrador com o seu pai Dário I.

Xerxes I foi considerado o último rei do Império Persa.


Minha Opinião = Sempre uma civilização do passado, traz uma lição para nós.

Um comentário: